Shabat

11 de nov. de 2024

Blue Flower

Shabat

O funcionabilidade do Shabat como instrumento de cura.

Hoje iniciamos um novo ciclo de estudos, com a porção de Gênesis de "No principio" Esta porção trata do início da criação de tudo.

E o que temos?

D-us falando e depois criando com sua fala.

Portanto D-us gera sua voz e esta voz gera tudo quanto é descrito por Ela.

Assim também acontece conosco, tudo que falamos é capaz de influenciar nossas vidas para o bem ou para o mal, positiva ou negativamente. Gerando coisas.

Bereshit (Gênesis) diz que: D-us falou: "Vaiomer Elohim", e criou por seis dias, mas no sétimo dia Ele se calou e descansou.

Temos um grande ensinamento aqui, de que a maior parte do nosso tempo é para ser usado nas criações, projetos e realizações, mas o sétimo dia é para silenciar, parar e descansar.

O homem é uma máquina humana que precisa parar, essas paradas são estratégias fisiológicas, nessas paradas nosso corpo e mente se renovam. Sem essas paradas adoecemos e todo tipo de doenças e disfunções nos ocorrerá. Portanto o shabat é um período onde aprendemos a parar, a realinhar as emoções e pensamentos e recuperarmos a vitalidade para um novo ciclo.

Estamos iniciando um novo ciclo anual de reflexões na Torá. Vamos aproveitar da melhor maneira este novo ano, e que seja melhor do que o anterior, que construamos novos alicerces capaz de nos levar mais longe no conhecimento e na ética, crescendo espiritualmente. E que o shabat se torne um instrumento de cura para nossas vidas,

Shabat Shalom.

David Ben Avraham.